O segredo para se aprender ao máximo, por Albert Einstein


Em 1915, aos 36 anos de vida, o físico alemão Albert Einstein concluiu a obra-prima de duas páginas que iria transforma-lo em celebridade internacional e o faria entrar para a história, a Teoria da Relatividade Geral.

No mesmo ano, Albert escreveu uma carta para o seu filho Hans Albert Einstein, que vivia em Viena junto com sua mãe e seu irmão Eduard Einstein. Na carta, Albert revela ao filho o segredo de como se aprender ao máximo.

O raro documento foi publicado no livro Posterity, de Dorie McCullough Lawson, que reúne recados de pais famosos para seus filhos. A íntegra da carta de Einstein para Hans pode ser vista abaixo.


Meu caro Albert,

Ontem recebi a sua carta e fiquei muito feliz. Já estava com medo que não fosse mais escrever para mim. Você me disse, quando eu estava em Zurique, que é esquisito quando eu vou a Zurique. Portanto, eu acho que é melhor nos encontrarmos em um lugar diferente, onde ninguém nos deixará desconfortáveis. Eu vou exigir que, a cada ano, possamos passar um mês inteiro juntos, para que você veja que você tem um pai que gosta de você e que te ama. Você também pode aprender muitas coisas boas e bonitas comigo, algo que outro não pode lhe oferecer tão facilmente. O que eu tenho alcançado através de um trabalho árduo não será usado apenas por estranhos, mas principalmente pelos meus meninos. Esses dias eu concluí um dos mais belos trabalhos da minha vida, quando você estiver maior, vou lhe contar mais sobre isso.

Estou muito contente que você está gostando de estudar piano. Este e carpintaria são, na minha opinião, as melhores atividades para a sua idade, melhor até do que a escola. Porque essas são as coisas que se encaixam muito bem em uma pessoa jovem como você. Principalmente tocar músicas que te agradam no piano, mesmo que o professor não as passe. É assim que se aprende o máximo, quando você está fazendo algo com tanto entusiasmo que não nota o tempo passando. Às vezes estou tão envolvido no meu trabalho que eu esqueço de almoçar...

Um beijo para você e Tete [Eduard].

Papa.

Mande lembranças para a Mama.


Fontes: revistagalileu.globo.com
brainpickings.org

Related Posts
Previous
« Prev Post