O primeiro objeto feito pelo homem a sair do sistema solar!



A sonda Voyager 1, lançada ao espaço em 1977 pela agência espacial americana (Nasa), tornou-se nesta quinta-feira (12 de setembro) o primeiro objeto feito pelo homem a sair do sistema solar.

Foram enviadas ao espaço duas sondas (Voyager 1 e 2), com a finalidade de estudar planetas distantes da Terra. O objetivo da 1 era explorar Júpiter e Saturno, e a Voyager 2 viajou para Urano e Netuno, objetivo que foi realizado em 1989.

Depois do sucesso dessa missão, que revelou à humanidade as primeiras imagens em primeiro plano de Júpiter e Saturno, a exploração espacial continuou, e as sondas foram enviadas para fora do sistema solar.

As duas sondas enviam mensagens de rádio para a Terra, cada mensagem leva 17 horas para chegar ao nosso planeta. Além disso, elas possuem um disco de cobre banhado a ouro, contendo gravações de saudações em 60 diferentes línguas, para caso um dia sejam interceptadas por vida inteligente no espaço.

A fonte de alimentação das sondas é a base de plutônio, e devem parar de produzir eletricidade dentro de 15 anos, quando seus transmissores e instrumentos deverão deixar de funcionar, deixando as sondas vagando no espaço.

Visite o site do projeto!

Fontes: BCC e Terra

Related Posts
Previous
« Prev Post