O Bug do Milênio


O Bug do Milênio aconteceu no fim do século XX, quando os sistemas eletrônicos armazenavam as datas apenas usando os dois últimos dígitos do ano, isso acontecia pela necessidade de se economizar, uma vez que em 1965 um megabyte de memória (suficiente para gravar um texto de 300 páginas) custava US$ 761.

Ou seja, os sistemas trabalhavam da seguinte maneira:

97 = 1997
98 = 1998
99 = 1999

Mas e quando o contador virasse para o ano 2000? 

00 = 2000 / 1990 (?)

O medo era de que quando o calendário fosse modificado de 1999 para o ano 2000, os sistemas mais antigos se confundissem e retornassem para o ano 1900, seria o caos total, clientes de bancos se tornariam devedores, boletos seriam emitidos com data de 100 anos atrás, etc...
Com medo dos possíveis problemas do bug do milênio, pessoas passaram a tirar dinheiro dos bancos, muitas até estocaram comida em casa temendo um desequilíbrio econômico. 

Capa da revista Exame falando sobre o Bug do Milênio:



Matéria do Fantástico que foi ao ar dias antes do "Bug do Milênio "


No final de tudo, o temido Bug do milênio acabou não sendo esse monstro todo que todos estavam esperando, os problemas causados por ele foram facilmente corrigidos.

Mas nem tudo foi problema, o bug gerou um avanço importante na informatica, pois, com o medo de prejuízos, diversas empresas de informatica atualizaram e desenvolveram novas tecnologias para solucionar esse e outros problemas.


Fontes de pesquisa: Tecmundo
Recanto do Dragão
Mundo e Educação

Related Posts
Previous
« Prev Post