Partida direta de motores trifásicos


Partida Direta:
É o método de acionamento de motores de corrente alternada, na qual o motor é conectado diretamente a rede elétrica. Ou seja, ela se dá quando aplicamos a tensão nominal sobre os enrolamentos do estator do motor, de maneira direta.

Neste tipo de partida, a corrente de pico (Ip) pode variar de 6 a 10 vezes a corrente nominal do motor, sendo a forma mais simples de partir um motor.


Componentes:
01 Motor elétrico trifásico 
02 Botões tipo pulso
01 Botão tipo soco (Emergência)
01 Relé térmico
01 Contator com 3 contatos N/A
01 Bloco de contato auxiliar N/A

Funcionamento da partida:
Inicialmente o botão de liga (-S2) e os contatos do contator -K1 estão abertos, ao se pressionar o botão de liga a tensão alimenta a bobina do contator -K1, que faz com que os contatos comutem de aberto para fechado e o motor entre em funcionamento.

No diagrama de comando temos um contato de selo (-K1), que faz com que a bobina continue alimentada mesmo que o botão liga (-S2) não esteja mais sendo pressionado, fazendo que o motor continue funcionando.

O botão -S1 é usado para desligar o motor, e o botão -S0 é o botão de emergência. 

Já o relé térmico (DMT1) é usado para a proteção de sobrecarga elétrica aplicado a motores elétricos. Este dispositivo de proteção visa evitar o sobre-aquecimento dos enrolamentos do motor quando ocorre uma circulação de corrente elétrica acima da tolerada nos seus enrolamentos.

Diagrama de Comando:
Diagrama de potência:


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