Li-Fi, o futuro das redes sem fio!


Já imaginou se conectar a uma rede sem fio de internet através de uma lâmpada de LED? Essa é a ideia da tecnologia Li-Fi, que promete ser o substituto do sistema Wi-Fi.

Li-Fi é um sistemas de comunicação sem fio, que utiliza a luz como um veiculo de transmissão de dados, em vez da tradicional radiofrequência que é utilizada na tecnologia Wi-Fi.

A tecnologia Li-Fi tem a vantagem de ser capaz de ser usada em áreas sensíveis, como por exemplo; aeronaves, hospitais e usinais nucleares, sem causar interferências. No entanto, as ondas de luz utilizadas não podem penetrar paredes, o que torna o Li-Fi mais seguro que o Wi-Fi, porém, limitado ao local de onde as lâmpadas de LED estejam instaladas.


Veja como funciona:

 

O Li-Fi foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores chineses, durantes os testes a velocidade chegou a taxa de 150 mbps, oito vezes mais rápida do que a média do pico de conexão no Brasil, calculada em 18,7 mbps. Também seria possivel usufruir da iluminação pública para a transferência de dados, tendo como única exigência o uso de lâmpadas de LED no lugar das tradicionais incandescentes.

Via: Tecmundo
Olhar Digital

Related Posts
Previous
« Prev Post