Um grupo de estudantes da Inglaterra criou uma caneta com uma tinta capaz de conduzir corrente elétrica, ela se chama Bare Paint. Com esta tinta você pode desenhar circuitos elétricos e anexar componentes eletrônicos em seus projetos.
Ela pode ser aplicada em qualquer superfície, incluindo papel, plástico, metal ou tecido. A tinta tem uma consistência parecida com a do mel, seca rapidamente em contato com a temperatura ambiente e pode ser removida usando água e sabão.
O produto é resultado de um trabalho acadêmico criado pelos britânicos Johnson, Isabel Lizardi, Becky Pilditch e Bibi Nelson, que estudaram juntos no Royal College of Arts. A ideia original era buscar uma forma de "aplicar eletrônicos à pele" afirma Johnson ao jornal britânico. "Então pensamos em aplicar a tecidos e eventualmente chegamos à ideia de tinta condutiva. Em 2008 - e provavelmente ainda hoje - havia muitos trabalhos sobre tecidos eletrônicos. E apesar de gostarmos da ideia de ter um casaco com alguma inteligência embutida, não gostávamos que fosse tão pesado e nem que, uma vez fora do corpo, ele perdia a funcionalidade", descreve.
A caneta já está sendo comercializada para o mundo todo no site da empresa. No site também é possível obter informações de como utilizar o produto (em inglês).
Via: Terra